Otimizando e Testando Dispositivos e Processos Realistas Através da Simulação

Engenheiros e cientistas usam o software COMSOL Multiphysics® para simular projetos, dispositivos e processos em todos os campos da engenharia, fabricação e pesquisa científica.

O COMSOL Multiphysics® é uma plataforma de simulação que engloba todas as etapas do fluxo de trabalho de modelagem - desde a definição de geometrias, propriedades de materiais e físicas que descrevem fenômenos específicos até solução e pós-processamento de modelos para produzir resultados precisos e confiáveis.

Para criar modelos para uso em áreas ou campos especializados da engenharia, você pode expandir o COMSOL Multiphysics® com qualquer combinação de módulos complementares da linha de produtos. Os produtos de interface possibilitam também integrar a simulação com outros softwares de engenharia e matemáticos utilizados em projetos de produtos e processos. Quando você desenvolve um modelo, pode até convertê-lo em um aplicativo de simulação com uma interface de usuário dedicada, que pode ser projetada para ser utilizada por um outro grupo específico de pessoas, além do departamento de P&D.

A Modelagem Multifísica Fornece Resultados Precisos

Geralmente, a chave para obter simulações bem-sucedidas de engenharia é o desenvolvimento de modelos validados experimentalmente que substituem o uso de experimentos e protótipos e que fornecem uma compreensão mais profunda do projeto ou processo estudado. Em comparação com a execução de métodos experimentais ou testes de protótipos, a modelagem permite uma otimização mais rápida e eficiente dos processos e dispositivos.

Como usuário do COMSOL Multiphysics®, você está livre da natureza restritiva geralmente associada a softwares de simulação e tem controle total sobre todos os aspectos do seu modelo. Você também pode ser criativo de uma maneira que é impossível ou muito mais difícil com abordagens tradicionais, graças à capacidade de juntar qualquer número de fenômenos físicos e inserir descrições de física definidas pelo usuário, com equações e expressões associadas, diretamente na interface do programa (GUI).

Modelos multifísicos precisos consideram uma ampla gama de possíveis condições de operação e efeitos físicos. Isso possibilita o uso de modelos para entender, projetar e otimizar processos e dispositivos para condições reais de operação.

Siga um Fluxo de Trabalho de Modelagem Consistente

Modelar com o COMSOL Multiphysics® significa ser capaz de altenar entre simular fenômenos de eletromagnetismo, mecânica estrutural, acústica, escoamento, transferência de calor e reações químicas, ou qualquer outra física modelada por um sistema de equações diferenciais, em um único software. Você também pode acoplar fenômenos físicos dessas áreas em um único modelo. A interface do COMSOL Desktop® oferece um ambiente de simulação completo e um fluxo de trabalho de modelagem consistente do início ao fim, independentemente do tipo de projeto ou processo que você deseja analisar e desenvolver.

Criação de Geometrias e Interface com Programas CAD

Operações, Sequências e Seleções

O pacote principal do COMSOL Multiphysics® fornece ferramentas de modelagem geométrica para criar peças usando objetos sólidos, superfícies, curvas e operações booleanas. Geometrias são definidas por sequências de operações, onde cada operação é capaz de receber parâmetros de entrada para facilitar edições e estudos paramétricos em modelos multifísicos. A conexão entre a definição da geometria e as configurações físicas definidas é totalmente associativa - uma alteração na geometria propaga automaticamente as alterações relacionadas em todas as configurações do modelo associado.

Entidades geométricas, como domínios de materiais e superfícies, podem ser agrupadas em seleções para uso posterior em definições nas físicas, malhas e gráficos. Além disso, uma sequência de operações pode ser usada para criar uma geometria paramétrica, incluindo suas seleções, que podem ser então armazenadas em uma Biblioteca de Peças para reutilização em vários modelos.

Import, Repair, Defeature e Virtual Operations

A importação de todos os arquivos CAD e ECAD padrão para o COMSOL Multiphysics® é suportada pelo CAD Import Module e ECAD Import Module, respectivamente. O Design Module estende ainda mais as operações de geometria disponíveis no COMSOL Multiphysics®. O CAD Import Module e o Design Module fornecem a capacidade de corrigir (repair) e retirar detalhes (defeature) de geometrias. Modelos de malha de superfície, como no formato STL, também podem ser importados e convertidos em um objeto geométrico pelo pacote principal do COMSOL Multiphysics®. As operações de importação são como qualquer outra operação na sequência geométrica e podem ser usadas com seleções e associatividade para realizar estudos paramétricos e de otimização.

Como alternativa às funcionalidades "defeature" e "repair" do software COMSOL®, as chamadas operações virtuais também são suportadas para eliminar o impacto de artefatos na malha, como faces pequenas e estreitas, que não aumentam a precisão da simulação. Ao invés de invalidar, as operações virtuais não alteram a curvatura ou fidelidade da geometria, enquanto produzem uma malha mais limpa.

Veja uma lista de recursos de modelagem de geometria

  • Primitivos
    • Bloco, esfera, toróide, cone, elipsóide, cilindro, hélice, pirâmide, hexaedro
    • Curva paramétrica, superfície paramétrica, polígono, polígono de Bezier, curva de interpolação, ponto
  • Extrusão, revolução, varredura, loft 1
  • Operações booleanas: união, interseção, diferença e partição
  • Transformações: Matriz, copiar, espelhar, mover, rotacionar e escalonar
  • Conversões:
    • Converter para sólido, superfície e curva
    • Superfície média1, engrossar1, dividir
  • Chanfro e arredondamento2
  • Operações virtuais
    • Remover detalhes
    • Ignorar: Vértices, arestas e faces
    • Unir: arestas, faces, domínios
    • Colapsar: arestas, faces
    • Mesclar: Vértices, arestas
    • Controle da Malha: Vértices, arestas, faces, domínios
  • Modelagem híbrida com sólidos, superfícies, curvas e pontos
  • Plano de trabalho com modelagem de geometria 2D
  • Importação e interoperabilidade de CAD com o CAD Import Module, Design Module e produtos LiveLink™ para CAD
  • "Repair" e "Defeaturing" de CADs com o CAD Import Module, Design Module ou produtos LiveLink™ para CAD
    • Cap faces, deletar
    • Arredondamentos, arestas curtas, faces finas, faces pequenas, faces tipo picos
    • Desanexar faces, fechar sólido, consertar

1 Requer o Design Module

2 As operações 3D correspondentes requerem o Design Module

O design CAD de um quadro de bicicleta no software SOLIDWORKS. Um quadro de bicicleta foi projetado usando o software SOLIDWORKS® e está pronto para importação para o COMSOL Multiphysics®. As geometrias também podem ser importadas de outro software CAD ou criadas usando o COMSOL Multiphysics® ferramentas de geometria.
A geometria de um quadro de bicicleta depois de ser importado para o COMSOL Multiphysics a partir do software CAD.

A geometria do quadro da bicicleta é reparada e manipulada usando ferramentas no COMSOL Multiphysics®. A geometria poderia alternativamente ser criada a partir do zero no COMSOL Multiphysics®.

A malha de um modelo de quadro de bicicleta no COMSOL Multiphysics. A geometria da estrutura da bicicleta foi engrenada no COMSOL Multiphysics® e está pronta para análise de simulação.
Um projeto CAD de quadro de bicicleta simulado com o COMSOL Multiphysics. O modelo de quadro de bicicleta foi resolvido no COMSOL Multiphysics® e os resultados podem ser analisados, levando a alterações no projeto do software CAD para análise posterior.

Interfaces e Recursos Predefinidos para Modelagem Baseada em Física

O software COMSOL® contém interfaces físicas predefinidas para modelar uma ampla gama de fenômenos físicos, incluindo muitos acoplamentos multifísicos comuns. As interfaces físicas são interfaces de usuário dedicadas a um determinado campo científico ou de engenharia, onde todos os aspectos para modelagem dos fenômenos em questão são disponibilizados para manipulação - desde a definição dos parâmetros do modelo, discretização, até análise dos resultados da solução.

Ao selecionar uma interface física específica, o software sugere diferentes tipos de estudo, como solvers transientes ou estacionários. Também recomenda automaticamente a discretização numérica apropriada do modelo matemático, a sequência do solver e as configurações de visualização e pós-processamento que são específicas para diferentes fenômenos físicos. As interfaces físicas também podem ser acopladas livremente para descrever processos que envolvem múltiplos fenômenos físicos.

A plataforma COMSOL Multiphysics® já vem com um grande quantidade de interfaces físicas básicas nas áreas de mecânica de sólidos, acústica, mecânica dos fluidos, transferência de calor, transporte de espécies químicas e eletromagnetismo, listadas logo abaixo. Ao expandir o pacote principal com módulos complementares do Linha de Produtos COMSOL®, você desbloqueia uma variedade de interfaces mais especializadas que expandem os recursos de modelagem dentro de campos de engenharia específicos.

Veja uma lista de recursos de modelagem baseados em física

Interfaces Físicas

  • Correntes elétricas
  • Eletroestática
  • Transferência de Calor em Sólidos e fluidos
  • Aquecimento a Joule
  • Fluxo laminar
  • Pressão acústica
  • Mecânica dos sólidos
  • Transporte de espécies diluídas
  • Campos Magnéticos, 2D
  • Módulos específicos de aplicativos contêm interfaces físicas adicionais

Materiais

  • Materiais isotrópicos e anisotrópicos
  • Materiais descontínuos
  • Materiais espacialmente variados
  • Materiais variados no tempo
  • Propriedades de materiais não-lineares em função de qualquer quantidade física
Uma captura de tela mostrando as interfaces físicas na GUI do software COMSOL para um modelo de atuador térmico. Um atuador térmico é modelado com o COMSOL Multiphysics®. O ramo Transferência de Calor é expandido para mostrar todas as suas interfaces físicas associadas. No exemplo, todos os produtos complementares foram instalados, resultando em muitas interfaces físicas disponíveis.

Transparência e Flexibilidade Através da Modelagem Baseada em Equações

Para realmente ser útil em estudos científicos e de engenharia e inovação, um software precisa permitir mais do que apenas uma interface amigável. Ele deve permitir personalizar suas próprias definições de modelo com base em equações matemáticas diretamente na interface do usuário. O software COMSOL Multiphysics® oferece esse nível de flexibilidade com seu interpretador de equações integrado que pode interpretar expressões, equações e outras descrições matemáticas em tempo real antes de gerar o modelo numérico. A inserção e personalização de expressões nas interfaces físicas permite acoplá-las livremente entre si para simular fenômenos multifísicos.

As capacidades de personalização vão ainda mais longe. Com o Physics Builder, você também pode usar suas próprias equações para criar novas interfaces físicas para facilitar o acesso e a manipulação quando quiser incluí-las em modelos futuros ou compartilhá-las com colegas.

Veja uma lista de recursos de modelagem baseados em equações

  • PDEs na forma fraca
  • Métodos Lagrangianos-Eulerianos Arbitrário (ALE) para formular geometrias deformadas e problemas de malha móvel
  • Equações algébricas
  • ODEs
  • Equações algébricas diferenciais (DAEs)
  • Análise de sensibilidade (otimização disponível com o Optimization Module)
  • Computação de coordenadas curvilíneas
Uma captura de tela mostrando onde inserir PDEs na GUI do COMSOL Multiphysics. Ondas em fibra óptica foram modeladas usando a equação de KdV. Equações diferenciais parciais (PDEs) e equações diferenciais ordinárias (ODEs) podem ser inseridas no COMSOL Multiphysics® usando correspondência de coeficientes e expressões matemáticas.

Malha Manual e Automatizada

Para discretizar e malhar seu modelo, o software COMSOL Multiphysics® usa técnicas numéricas diferentes dependendo do tipo de física ou da combinação de física que você está estudando. Os métodos de discretização predominantes são baseados em elementos finitos (para uma lista completa de métodos, veja a seção de solvers desta página). Assim, o algoritmo de criação de malha cria uma malha com os tipos de elemento apropriados para corresponder aos métodos numéricos associados. Por exemplo, o algoritmo padrão pode usar malha tetraédrica livre ou uma combinação de malha tetraédrica e de camada limite, com uma combinação de tipos de elementos, a fim de fornecer resultados mais rápidos e precisos.

Para todos os tipos de malha, o refinamento de malha, remalhamento ou a malha adaptativa podem ser utilizados durante o processo de solução ou em etapas diferentes na sequência de estudos.

Veja uma lista de recursos de malhas

  • Malha tetraédrica livre
  • Malha de varredura com prismas e elementos hexaédricos
  • Malha de camada limite
  • Elementos de volume tipo tetraédrico, prisma, pirâmide e hexaédrico
  • Malha triangular livre de superfícies 3D e modelos 2D
  • Malha quádrupla e mapeada de superfícies 3D e modelos 2D
  • Copiar operação de malha
  • Operações de geometria virtual
  • Particionamento de malha de domínios, limites e arestas
  • Importação de malhas geradas externamente
Um exemplo de um modelo com uma malha não estruturada automatizada feita com o COMSOL Multiphysics. A geometria do modelo de aro da roda foi engrenada com uma malha não estruturada automatizada.
Um exemplo de um modelo com uma malha semiautomática contendo camadas de limite feitas com o COMSOL Multiphysics Uma geometria do modelo micromixer foi mesclada com uma malha semiautomática contendo camadas delimitadoras.
Um exemplo de um modelo de malha no COMSOL Multiphysics usando uma sequência de malha manual que combina malhas tet, tri e varrida. A geometria de um modelo representando parte de uma placa de circuito com um chip montado através de juntas de esfera de solda has been meshed usando uma sequência de malha manual combinando malhas tetraédricas, triangulares e varridas.
Um exemplo de uma malha de superfície importada como um arquivo STL, convertida em uma geometria e mesclada com uma malha não estruturada automatizada. A malha de superfície de um modelo de vértebra foi salva no formato de arquivo STL e, em seguida, importada para o COMSOL Multiphysics®, onde foi convertida em uma geometria e mesclada com uma malha não estruturada automatizada. Geometria STL cortesia de Mark Yeoman, Continuum Blue, U.K.

Sequência de Estudos, Estudos Paramétricos e Otimização

Tipos de Estudo ou Análise

Quando você seleciona uma interface física, diversos estudos (tipos de análise) são sugeridos pelo COMSOL Multiphysics®. Por exemplo, para análises de mecânica de sólidos, o software sugere estudos transiente, estacionário ou análise modal; para problemas de CFD, o software sugeriria apenas os estudos transiente e estacionário. Outros tipos de estudo também podem ser selecionados livremente para qualquer análise que você realizar.

A sequência de estudos estrutura o processo da solução para permitir que você selecione as variáveis do modelo para as quais deseja resolver em cada etapa do estudo. A solução de qualquer uma das etapas do estudo anterior pode ser usada como entrada para uma etapa de estudo subsequente.

Varreduras, Otimização e Estimativas

Qualquer etapa do estudo pode ser executada com uma varredura paramétrica, que pode incluir um ou vários parâmetros em um modelo, desde parâmetros de geometria até configurações nas definições das físicas. As varreduras também podem ser realizadas usando diferentes materiais e suas propriedades definidas, bem como listas de funções definidas.

Estudos de otimização, utilizando o Optimization Module, podem ser executados para otimização topológica, otimização de forma ou estimativas de parâmetros baseadas em um modelo multifísico. O COMSOL Multiphysics® oferece métodos baseados em gradiente e sem gradientes para otimização. Para estimativa de parâmetros, estão disponíveis formulações de mínimos quadrados e formulações gerais de problemas de otimização. Estudos de sensibilidade também estão disponíveis, onde eles calculam a sensibilidade de uma função objetivo em relação a qualquer parâmetro no modelo.

Veja uma lista de estudos

  • Estacionário
  • Dependente do Tempo
  • Frequência Natural
  • Modo
  • Domínio da Frequência
  • Varredura Paramétrica
  • Varredura de Função
  • Varredura de Material
  • Sensibilidade
  • Redução de Modelo
  • Otimização e Estimação de Parâmetros
    • Pesquisa de Coordenadas
    • Monte Carlo
    • Nelder-Mead
    • BOBYQA
    • COBYLA
    • SNOPT
    • MMA
    • Levenberg-Marquardt
Uma captura de tela de um modelo que foi feito paramétrico no COMSOL Multiphysics. Um modelo foi parametrizado. No COMSOL Multiphysics®, os modelos podem ser paramétricos com relações algébricas entre parâmetros e variáveis. Os parâmetros podem representar dimensões geométricas e propriedades físicas.

Métodos Numéricos do Estado da Arte para Soluções Precisas

O interpretador de equações do software COMSOL Multiphysics® fornece o melhor combustível possível para o motor numérico: o sistema totalmente acoplado de PDEs para estudos estacionários (estáveis), dependentes de tempo, de domínio de frequência e de autofrequência. O sistema de PDEs é discretizado usando o método de elementos finitos (FEM) para as variáveis de espaço (x, y, z). Para alguns tipos de problemas, o método de elemento de contorno (BEM) também pode ser usado para discretizar o espaço. Para problemas dependentes de espaço e tempo, o método de linhas é usado, onde o espaço é discretizado com FEM (ou BEM), formando assim um sistema de equações diferenciais ordinárias (ODEs). Esses ODEs são então resolvidos usando métodos avançados, incluindo métodos implícitos e explícitos para passos de tempo.

Problemas transientes e estacionários podem ser não-lineares, também formando sistemas de equações não-lineares após a discretização. O COMSOL Multiphysics® fornece a matriz jacobiana totalmente acoplada, que é a bússola que aponta o solver não linear para a solução. O método Newton com amortecimento é usado para resolver o sistema não linear para problemas estacionários ou durante os passos de tempo para problemas transientes. O método de Newton então resolve uma sequência de sistemas de equações lineares, usando a matriz jacobiana, para encontrar a solução para o sistema não-linear.

Para resolver problemas lineares (também resolvidos nas etapas do solver não linear, veja acima), o software COMSOL® pode usar solvers diretos e iterativos. Os solvers diretos podem ser usados para problemas de tamanho pequeno e médio, enquanto os solvers iterativos podem ser usados para sistemas lineares maiores. O software COMSOL® fornece diversos solvers iterativos com precondicionadores avançados, como os précondicionadores multigrid. Esses precondicionadores fornecem robustez e velocidade no processo de solução iterativa.

As diferentes interfaces físicas também podem sugerir aos solvers as melhores configurações padrão possíveis para uma família de problemas. Essas configurações não são fixas; você pode alterar e configurar manualmente as configurações do solver diretamente sob cada nó do solver na interface do usuário para ajustar o desempenho para o seu problema específico. Quando possível, os solvers e outros algoritmos computacionalmente intensos são totalmente paralelizados para fazer uso de computação multicore e em cluster. Ambos os métodos de memória compartilhada e memória distribuída estão disponíveis para solvers diretos e iterativos, bem como para grandes varreduras paramétricas. Todas as etapas do processo de solução podem usar computação paralela.

Veja uma lista de solvers

  • Discretização do espaço:
  • FEM * Elementos Lagrange baseados em Nodais e elementos de serendipidade de diferentes ordens * Elementos de ondulação (também chamados de elementos de vetor ou borda) * Métodos de mínimos quadrados de Petrov-Galerkin e Galerkin para problemas dominados por convecção e fluxo de fluidos * Malha adaptativa e refinamento automático da malha durante o processo de solução
  • BEM
  • Método descontínuo de Galerkin
  • Discretização do espaço-tempo:
  • Método de linhas (FEM e BEM para espaço)
  • ODE e DAE resolvedores de tempo de passo:
    • Métodos implícitos para problemas rígidos (BDF)
    • Métodos explícitos para problemas não duros
  • Sistemas algébricos não lineares:
  • Métodos Newton amortecidos   * Duplo cão-perna
  • Sistemas algébricos lineares:   * Solucionadores densos diretos: LAPACK   * Solucionadores esparsos diretos: MUMPS, PARDISO, SPOOLES   * Solucionadores esparsos iterativos: GMRES, FGMRES, BiCGStab, gradientes conjugados, TFQMR           * Pré-condicionadores: SOR, Jacobi, Vanka, SCGS, linha SOR / Gauge / Vector, multigrid geométrico (GMG), multigrid algébrico (AMG), Auxiliar Maxwell Space (AMS), LU Incompleta, Krylov, decomposição de domínio           * Todos os pré-condicionadores podem potencialmente ser usados como solucionadores iterativos
  • Métodos adicionais de discretização estão disponíveis em produtos complementares, incluindo métodos de rastreamento de partículas e raios

Ferramentas de Visualização e Pós-Processamento de Resultados Criam Gráficos Prontos Para Serem Publicados

Mostre seus resultados para o mundo. O COMSOL Multiphysics® tem ferramentas poderosas de visualização e pós-processamento para que você possa apresentar seus resultados de uma maneira significativa e elegante. Você pode usar as ferramentas predefinidas ou expandir suas visualizações com quantidades físicas derivadas inserindo expressões matemáticas no software. Portanto, você pode visualizar praticamente qualquer variável de interesse relacionada aos seus resultados de simulação no COMSOL Multiphysics®.

Os recursos de visualização incluem gráficos de superfície, camada, isosuperfície, plano de corte, seta e linhas de fluxo, para citar apenas alguns tipos de plotagem. Uma gama de ferramentas de pós-processamento numérico está disponível para avaliação de expressões, como integrais e derivadas. Você pode calcular os valores máximos, mínimos, médios e integrais de qualquer variável ou equações, em volumes, superfícies, arestas e pontos. Ferramentas de pós-processamento específicas para certas áreas da engenharia e da ciência também foram incluídas em muitos dos módulos adicionais.

Exportando Resultados e Gerando Relatórios Com Outro Software

Você pode exportar dados e processá-los por meio de ferramentas de terceiros. Os resultados numéricos podem ser exportados para arquivos de texto nos formatos .txt, .dat e .csv, bem como no formato VTK não estruturado. Com o LiveLink™ for Excel®, os resultados podem ser exportados para o formato de planilha do Microsoft® Excel® (.xlsx). As imagens podem ser exportadas para vários formatos de imagem comuns, bem como o formato de arquivo glTF™ para exportar cenas 3D. As animações podem ser exportadas no formato WebM e como GIF animado, tecnologia Adobe® Flash®, ou arquivos AVI. Os relatórios que resumem todo o projeto de simulação podem ser exportados para o formato do HTML (.htm, .html) ou o formato do software Microsoft® Word® (.doc).

Veja uma lista de resultados e recursos de pós-processamento

  • Visualização
    • Plotagem de superfície
    • Plotagem de iso-superfície
    • Plotagem de setas
    • Plotagem de camadas
    • Plotagem de linhas de fluxo
    • Plotagem de contornos
  • Pós-processamento
    • Integração, média, max e min de quantidades arbitrárias sobre volumes, superfícies, arestas e pontos  * Expressões matemáticas personalizadas, incluindo variáveis de campo, suas derivadas, coordenadas espaciais, tempo e quantidades com valor complexo  * Técnicas especializadas de pós-processamento e avaliação estão incluídas em muitos dos módulos baseados em física
  • Suporte à dispositivos 3Dconnexion® SpaceMouse®
  • Importação e exportação
    • Texto
    • Formato .xlsx do Microsoft® Excel®
    • Imagens
    • Animações
    • Malha
    • Formatos CAD
    • E mais
Um exemplo do uso das ferramentas de visualização internas no COMSOL Multiphysics. O nível de pressão sonora em um silenciador automotivo foi visualizado em um gráfico de superfície (em cima) e a perda de transmissão em função da frequência foi plotada em um gráfico 1D (inferior).

Integre as Etapas de Análise, Projeto e Produção Através da Construção de Aplicativos de Simulação

Em muitas organizações, um pequeno grupo de especialistas em simulação numérica está atendendo um grupo muito maior de pessoas que trabalham no desenvolvimento de produtos, na produção ou como estudantes que estudam fenômenos e processos físicos. Para possibilitar que este pequeno grupo atenda a um grupo muito maior, o software COMSOL Multiphysics® contém funcionalidade para construir aplicativos de simulação. O Application Builder permite que os especialistas em simulação criem interfaces de usuário intuitivas e exclusivas para suas simulações - aplicativos personalizados prontos para uso.

A simulação pode servir como ponto de partida para vários aplicativos diferentes, cada um com suas próprias opções de entrada e saída de dados, relevantes para uma tarefa específica. Os aplicativos podem incluir documentação do usuário, verificações de “entradas dentro de limites” e relatórios pré-definidos com um clique de um botão. Para uso intermitente, os aplicativos podem ser executados no COMSOL Multiphysics®. Para uso regular, os aplicativos podem ser implantados com a adição dos produtos COMSOL Server™ ou COMSOL Compiler™. Ambos os produtos permitem que você compartilhe seus aplicativos finalizados com suas equipes de projeto, departamentos de manufatura, operadores de processo, laboratórios de teste e clientes em todo o mundo. O COMSOL Server™ é uma ferramenta de gerenciamento de aplicativos com a qual você pode implantar aplicativos com segurança, seja por meio de sua rede interna ou pela web. O COMSOL Compiler™ é um complemento para o COMSOL Multiphysics® que permite criar aplicativos executáveis autônomos, que podem ser executados em um computador desktop ou laptop sem necessitar do COMSOL Multiphysics® ou COMSOL Server™.

Exemplo de um modelo sendo construído usando o Model Builder no COMSOL Multiphysics. Um modelo de misturador estático helicoidal foi criado usando o Model Builder no software COMSOL Multiphysics®.
Exemplo de modelo sendo transformado em aplicativo de simulação usando o Application Builder no COMSOL Multiphysics. O modelo de misturador estático helicoidal está sendo transformado em um aplicativo de simulação usando o Application Builder no COMSOL Multiphysics®.
Exemplo de construção de um aplicativo de simulação usando o software COMSOL. O aplicativo de misturador estático helicoidal está pronto para uso. Mesmo aqueles que não têm experiência em simulação podem analisar a eficiência de mistura do sistema variando facilmente o número e as dimensões das lâminas e a velocidade de entrada e propriedades dos monômeros.

Toda empresa possui uma necessidade de simulação diferente. Para avaliar completamente se o software COMSOL Multiphysics® atenderá ou não aos seus requisitos, entre em contato conosco. Ao falar com um de nossos representantes de vendas, você receberá recomendações personalizadas e exemplos totalmente documentados para ajudá-lo a aproveitar ao máximo sua avaliação e orientá-lo a escolher a melhor opção de licença para atender às suas necessidades.

Basta clicar no botão "Contate a COMSOL", preencher seus dados de contato, fazer qualquer comentário ou pergunta, e enviar. Você receberá uma resposta de um representante de vendas em um dia útil durante o horário comercial.

Próximo Passo:
Solicite uma Demonstração do Software