Geomechanics Module

Para Criar Modelos de Materiais Não Lineares na Geomecânica

Geomechanics Module

As tensões horizontais, deformação e regiões plásticas são representadas a partir de um modelo de escavação do solo. O modelo plástico de Drucker-Prager é usado na simulação.

Simule Suas Aplicações Geotécnicas

Como complemento para o Structural Mechanics Module, o Geomechanics Module permite que você analise aplicações geotécnicas, como túneis, escavações, estabilidade de encostas e estruturas de retenção. Usando vários modelos de materiais geomecânicos não lineares, ele contém interfaces físicas sob medida para investigar deformações, plasticidade, fluência e falha de solos e rochas, bem como suas interações com estacas, suportes e outras estruturas fabricadas.

Uma Variedade de Modelos de Materiais Geomecânicos Para Maior Versatilidade

O Geomechanics Module vem com modelos padrão de materiais não lineares que descrevem a plasticidade do metal através dos critérios de von Mises e Tresca. No entanto, a essência do Geomechanics Module são os modelos de materiais não lineares para solos, concreto e rocha embutidos nas interfaces físicas que modelam a mecânica dos sólidos.

Solos Rocha e Concreto
Cam-Clay William-Warnke
Drucker-Prager Bresler-Pister
Mohr-Coulomb Ottosen
Matsuoka-Nakai Hoek-Brown
Lade-Duncan  

Outras imagens:

  • Aterros são usados para sustentar estruturas como uma estrada. São ilustradas as tensões nas colunas e o deslocamento da região adjacente (gráfico de superfície de contornos em segundo plano). Aterros são usados para sustentar estruturas como uma estrada. São ilustradas as tensões nas colunas e o deslocamento da região adjacente (gráfico de superfície de contornos em segundo plano).
  • Força é transferida de uma viga de concreto para suas barras de reforço de aço durante a falha de tensão. A figura ilustra as tensões de von Mises no concreto e as tensões axiais nas barras. Força é transferida de uma viga de concreto para suas barras de reforço de aço durante a falha de tensão. A figura ilustra as tensões de von Mises no concreto e as tensões axiais nas barras.
  • Grande deformação plástica onde um critério de corte de tensão foi especificado. Grande deformação plástica onde um critério de corte de tensão foi especificado.

Além dos modelos de plasticidade predefinidos e integrados, você pode criar funções tensão-deformação definidas pelo usuário. Elas podem ser criadas diretamente, manipulando as interfaces físicas no Geomechanics Module ou através da versátil interface física para definição das equações encontrada no COMSOL Multiphysics. Sub-rotinas codificadas pelo usuário não são necessárias, visto que você pode simplesmente inserir equações constitutivas no campo de edição adequado dentro das interfaces. Essas equações podem ser expressões matemáticas das variáveis de campo, tensão e deformação, e valores derivados. Se seu modelo de material depende de outra variável computada pelo COMSOL, como o campo de temperatura ou pressão da água, você pode usar essa variável diretamente nas definições do material. Assim, os modelos de materiais fornecidos no Geomechanics Module também podem ser adaptados e expandidos a uma classe mais ampla de materiais.

O Geomechanics Module pode ser combinado facilmente a análises e variáveis descritivas de outros módulos da Linha de Produtos COMSOL. Isso inclui, em particular, interfaces físicas que descrevem o escoamento em meios porosos, poroelasticidade e transporte de solutos incluídas no Subsurface Flow Module.

Concrete Beam with Reinforcement Bars

Deep Excavation

Tunnel Excavation

Flexible and Smooth Strip Footing on a Stratum of Clay

Block Verification

Triaxial Test

Isotropic Compression Using Cam-Clay Model