CAD Import Module

Para a simulação e integração eficiente com CAD

CAD Import Module

A remoção desta superfície de dimensões insignificantes torna a geração da malha e a resolução mais eficientes sem mudar os resultados da simulação.

O CAD Import Module suporta tanto a importação quanto a exportação de arquivos CAD

O CAD Import Module suporta a importação de vários formatos de arquivo diferentes, incluindo os formatos Parasolid® e ACIS® e formatos padrão, como STEP e IGES. Esses formatos de arquivo são suportados por, basicamente, todos os pacotes de CAD e você pode importar prontamente seus arquivos para o COMSOL Multiphysics salvando-os em qualquer um desses formatos. Além disso, o CAD Import Module permite que você importe os formatos de arquivo nativos de diversos sistemas CAD, como Inventor®, PTC® Creo® Parametric e SOLIDWORKS®. A funcionalidade opcional de importação de arquivos CATIA®V5 (File Import) oferece suporte para importar o formato de arquivo nativo desse sistema.

Quando você tem o CAD Import Module instalado, todos os arquivos CAD são automaticamente convertidos para uma geometria Parasolid usando o engine de geometria Parasolid incluído no módulo. Essas geometrias podem ser posteriormente alteradas por meio de várias ferramentas dentro do COMSOL Multiphysics e do CAD Import Module. Isso pode incluir o reparo ou a remoção de detalhes da geometria (ambos explicados abaixo) ou uma alteração consciente na geometria. Um exemplo disso é criar um domínio de modelagem em torno de um projeto CAD. A maioria dos modelos CAD são geometrias dos objetos que serão fabricados, e é possível fazer uso da simulação para modelar os fenômenos em torno desse objeto, como o fluxo de ar. Quando essas mudanças são feitas, o CAD Import Module pode exportá-las nos formatos Parasolid ou ACIS para importação para outras ferramentas.

Simulação e integração com CAD para o desenvolvimento bem-sucedido do produto

O primeiro passo no desenvolvimento de produtos geralmente envolve a criação de um modelo CAD ou de simulação. O modelo de simulação proporciona o entendimento e a otimização da peça, componente ou dispositivo desejado, ao passo que o modelo CAD proporciona as informações detalhadas necessárias para a fabricação precisa. A fim de obter um entendimento completo, ambos os modelos devem ser criados. Portanto, é essencial integrar os processos de modelagem de simulação e CAD porque informações e dados de um modelo afetam o outro e geralmente podem ser trocados diretamente entre eles. Para facilitar essa integração, a COMSOL oferece uma ferramenta robusta: o CAD Import Module.

Sedan Interior Acoustics

Shift into gear